quinta-feira, 7 de abril de 2011

SE A CRÍTICA NÃO DEU VOCÊ NÃO LEU!


.
FISCAL DE OBRAS DA PMT FALOU NA CPI NESTA QUINTA-FEIRA

Mais uma audiência da CPI foi realizada na tarde desta quinta-feira (7), no Plenário da Câmara Municipal, com o acompanhamento de membros da OAB Subseção Teresópolis, Sind-PMT, Federação das Associações de Moradores de Teresópolis, Associação das Vítimas das Chuvas de 12 de janeiro em Teresópolis, além de cidadãos teresopolitanos. Para ser sabatinada pela Comissão Parlamentar de nquérito, foi convocada a Servidora Municipal Rachel Aliverti Oliveira. Com 29 anos de serviços prestados ao Município, a Arquiteta Rachel Aliverti Oliveira, era a responsável pela fiscalização das obras contratadas pela Prefeitura de Teresópolis e realizadas pela empresa RW Construtora. A arquiteta disse que por várias vezes questionou o andamento e a qualidade dos serviços prestados pela empresa, com anotações no Diário da Obra (livro de acompanhamento diário dos serviços prestados). A Fiscal afirmou ainda, que liberou para pagamento, apenas duas etapas da obra da Feirinha, a partir daí o serviço se tornou cada vez mais precário, não tendo condições de serem efetuados outros repasses para a empreiteira. No caso da obra da Unidade Básica de Saúde, na Barra do Imbuí, Rachel Aliverti revelou ter advertido por carta a empresa prestadora de serviços. Outro erro constatado por Rachel durante sua atuação na fiscalização da obra da Feirinha do Alto, foi a retirada do referido Diário da Obra do local de execução dos serviços várias vezes, por parte do empresário José Ricardo, diretor da empresa RW. Rachel Aliverti se disse decepcionada com o andamento dos serviços por ela fiscalizados, e após a saída do Secretário de Fiscalização Paulo Marchezine do Governo, não se sentiu mais a vontade para permanecer no cargo, solicitando sua transferência para outro setor da Administração Municipal.


A Mesa Diretora da CPI inquiriu a servidora sobre sua opinião, após a experiência no acompanhamento da fiscalização das obras realizadas pela RW Construtora, se ela contrataria a empresa em questão para outros serviços como aconteceu no caso da catástrofe, a resposta da servidora fou nãoservidora, não.

A CPI volta a se reunir publicamente na próxima quinta-feira (14), às 16 horas, no Plenário do Legislativo de Teresópolis. Portanto, na terça-feira que vem não haverá trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito, na Câmara Municipal de Teresópolis.




.
PMT PROGRAMA VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA

A Campanha de Vacinação contra a Influenza A (H1N1), conhecida popularmente como gripe suína, será realizada entre os dias 25 de abril e 13 de maio. O Dia D da campanha acontecerá em 30 de abril, quando haverá uma mobilização nacional. A imunização acontecerá em todos os postos de saúde, na cidade e no interior, de segunda a sexta, das 8h às 16h. Deverão ser imunizados crianças entre 6 meses e 2 anos incompletos, grávidas em qualquer período gestacional, idosos a partir de 60 anos e profissionais de saúde que atuam nas unidades que fazem atendimento para a Influenza. Em Teresópolis, a meta é vacinar 80% do público alvo, ou seja, 25.325 pessoas. Os adultos receberão dose única, já para as crianças serão duas doses, com intervalo de 30 dias.




.
CGU OFERECE CURSO A DISTÂNCIA

Estarão abertas, nesta sexta-feira (08), as inscrições para a 10ª edição do curso a distância Controle Social e Cidadania, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU). Qualquer pessoa interessada em saber como controlar os gastos públicos pode participar. O curso é gratuito e serão oferecidas mil vagas. As inscrições devem ser feitas no site da Escola Virtual da CGU (www.escolavirtual.cgu.gov.br) até o próximo dia 15. As aulas serão ministradas via internet entre os dias três e 30 de maio.




PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL VISITA VICE GOVERNADOR
O vereador Arlei, acompanhado do novo secretário de Agricultura de Teresópolis, Denílson Moraes, foi recebido no Palácio Guanabara pelo vice Governador do Estado. Na ocasião, Arlei pediu a Pezão, o asfaltamento da Estrada que liga Santa Rosa e Mottas, no Terceiro Distrito, desde a Ponte da Formiga até o Mercado de Água Quente, no Segundo Distrito. O Presidente da Câmara de Teresópolis conhece bem a importância dessa ligação para o produtor rural, que tem no Mercado de Cargas de Água Quente, um dos principais meios de negociação direta de seus produtos, sem a intermediação dos atravessadores. O Vereador tem bom relacionamento com o Vice-Governador Pezão, e por isso tem convicção que seus pedidos serão brevemente atendidos. Na ocasião, o vereador Arlei agradeceu ao Governo do Estado a assistência prestado a Teresópolis por conta das chuvas de Janeiro.



.

POR QUE O REAL SE VALORIZA TANTO?

Autor: Cesar Maia
Economista e ex- prefeito do Rio de Janeiro

,

1. Isso todos sabem. A atratividade dos juros brasileiros cria um fluxo de capital puramente especulativo. Duas semanas atrás, análises mostraram que até parte dos investimentos diretos supostamente produtivos eram apenas cobertura para a simples aplicação de curto prazo no mercado financeiro.

2. Todos sabem que, se esses fluxos entram com o câmbio num patamar e depois voltam com um câmbio menor, ganham suas vezes: pelos juros e pela diferença de câmbio.

3. A solução todos sabem: reduzir a taxa de juros. Óbvio! Mas por que o governo não faz isso? Elementar. Por duas razões. a) um enorme déficit em contas correntes no balanço de pagamentos, que vai esse ano a uns 60 bilhões de dólares, projeta um cenário de incerteza no caso de um refluxo de capitais especulativos. b) O uso do câmbio como forma de controle da inflação, via importações.

4. Mas como se poderia resolver esse dilema? Elementar. Com o governo federal produzindo um forte superávit fiscal e neutralizando aquelas duas tendências no caso de queda de juros. Por que não o faz? Resposta simples. Por populismo fiscal.

5. Esse relativo conforto vai criando uma bolha, que se crescer muito... Bem..., espera-se que não ocorra.



.
CORRUPÇÃO DO PODER!
Jornal La Nacion (06). ;
Autor do Artigo: historiador argentino Natálio Botana . ..

1. Este ponto é digno de nota. No Índice de Percepção da Corrupção de 2010, elaborado pela Transparência Internacional ( organização civil que prega o estrito cumprimento da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção), a Argentina está localizada em uma espécie de subúrbio do planeta nesta matéria, abaixo dos 100 primeiros países em um total de 178. Em uma escala, do menos corrupto para o mais corrupto, de 10 a 0, a Argentina marca 2,9 pontos, enquanto o Chile tem 7,2; o Uruguai - 6,9 e a Costa Rica - 5,3. O Brasil - 3,7, Colômbia e Peru – ambos com 3,5 – tem um pontuação melhor daquela atribuída aos argentinos por eles mesmos.

2. Resta, no entanto, um prêmio de consolação, já que a Nicarágua -2,5- e Venezuela - 2,0 - são ainda piores. Boa companhia: nesses países com sociedades polarizadas, existem governos fortemente questionados por causa do exercício hegemônico do poder presidencial.

3. Na política democrática só o princípio do respeito à legalidade pode colocar limites aos fatos susceptíveis de serem qualificados como corruptos. A corrupção é uma questão de grau diretamente relacionada, a suas possíveis sanções, com a legitimidade e a eficácia do poder judiciário. Essa é a raiz do Estado de Direito.

4. Devemos nos perguntar se estes episódios não evocam ao título do capítulo XVIII, dos Discursos..., de Maquiavel. Em que medida, na verdade, se pode "conservar a liberdade em um Estado corrupto”?

5. Temos uma democracia de grandes fins liberacionistas, envolvida e retóricas que querem impor-se ao inimigo com o aparato da propaganda oficial, e necessitamos de uma democracia de meios institucionais capaz de abrigar a todos, amigos ou adversários, em um sentimento compartilhado de segurança individual e coletiva. Para isso estão as leis, que aqui não se cumprem.



.
OUTRO QUE DEIXA O GOVERNO DE TERESÓPOLIS!
O secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil. Cel. Flavio Castro deixou a Pasta.