sexta-feira, 22 de outubro de 2010

SE A CRÍTICA NÃO DEU VOCÊ NÃO LEU!

.

; /
TERESÓPOLIS SERÁ SEDE DO MAIOR EVENTO DO TURISMO NO ESTADO!
A cidade de Teresópolis foi escolhida, nesta quarta-feira (20), sede do principal evento no segmento de promoção turística no Estado, O Salão Estadual do Turismo, marcado para acontecer nos dias 13 e 14 de maio de 2011. O Salão deste ano aconteceu na cidade de Paraty, no início do ano. Teresópolis disputou com Macaé, Búzios e Itatiaia o direito de sediar o próximo evento.
É mais uma grande conquista do nosso governo. “Trabalhamos para que, em breve, Teresópolis seja eleita como destino indutor do turismo, atividade que é a mola propulsora do desenvolvimento socioeconômico do município”, destacou o Prefeito Jorge Mario.
O Secretário Municipal de Turismo, Michel AlOdeh (FOTO/E), garante que Teresópolis está preparada para sediar o Salão de Turismo 2011. “Desde o início do ano o Governo Jorge Mario vem trabalhando para que o município seja escolhido como sede desse evento. Começamos com um planejamento estratégico para atrair os turistas através da realização de festivais e grandes eventos, que agregam valor ao turismo, movimentando a economia e gerando trabalho e renda. Também investimos na revitalização dos atrativos turísticos. O trabalho é árduo, mas a cada dia consolidamos Teresópolis como cidade realmente turística e um importante pólo do turismo no Brasil”, assinalou.
De acordo com o presidente da TurisRio, Nilo Sérgio Felix, o evento proporciona uma grande oportunidade de negócios para o município vencedor. “A cidade que sedia o Salão tem a oportunidade de estreitar relação com os profissionais de turismo, como operadores e agentes de viagens, empresas de eventos, transportadores e companhias aéreas”.
“Contamos com uma ampla rede hoteleira, que reúne 76 hotéis e pousadas, além de diversificada rede gastronômica. Além, de termos um Governo Municipal que investe no desenvolvimento do turismo¨, concluiu a presidente do Teresópolis Convention&Visitors Bureau, Luiza Mota.

O Salão
O Salão Estadual do Turismo foi criado para evidenciar e promover o desenvolvimento do turismo no interior do Estado do Rio de Janeiro, bem como fomentar ações para o aumento do fluxo de turistas e a geração de novos negócios.
Durante dois dias, os destinos turísticos do Estado do Rio de Janeiro e da Região Sudeste e o seu trade turístico são apresentados às operadoras de turismo, agentes de viagem, organizadores de eventos e jornalistas especializados.
Além do Salão Estadual, também é realizado o Congresso, que reúne palestrantes e autoridades de renome nacional, que apresentarão temas importantes para o setor. Mostra de artesanato das regiões turísticas e apresentação de manifestações artísticas e culturais que projetam os destinos do Rio de Janeiro também fazem parte da programação.
;;
;;
;
;;
.
O FIM DO 'ESTADO DO BEM ESTAR' NA GRÃ-BRETANHA?
Trechos do artigo de Walter Oppenheimer, no El País (21)
.
1. O Partido Conservador britânico anunciou o maior corte de gasto público que se lembra o Reino Unido desde a II Guerra Mundial. É o maior ajuste do Estado do Bem Estar, jamais pensado por um governo britânico. Ainda que a motivação oficial seja econômica, pode acabar marcando politicamente a legislatura que acaba de começar.
2. O que não se sabe ainda é em que sentido vai apontar. O que se sabe é que quase meio milhão de trabalhadores do setor público vão perder o emprego. Que o Estado de Bem Estar britânico vai se ver reduzido em mais de 19 bilhões de libras ao ano, (21,6 bilhões de euros). Que as taxas universitárias vão se multiplicar. Que os exércitos britânicos vão perder efetivos humanos e materiais. Que conseguir uma habitação social vai ser muito mais caro. Que homens e mulheres vão ter que trabalhar até os 66 anos, antes de poder cobrar uma aposentadoria pública.
3. O ministro da fazenda, George Osborne, adotou tons dramáticos ao apresentar o ajuste na Câmara de Deputados: "Hoje é o dia que Grã-Bretanha dá um passo atrás, estando na beira do abismo", disse. "Atacar o déficit orçamentário é inevitável. Renunciar agora a isso e abandonar nossos planos seria um caminho à ruina económica", agregou. "Temos a pior herança económica da historia", dramatizou. "Temos que tomar decisões duras para assegurarmos que a catástrofe económica dos anteriores Governos não se repita", insistiu.
4. Argumentos, na realidade, mais políticos que económicos. Ninguém no Reino Unido discute que há que reduzir o déficit público. Nem sequer os trabalhistas. O debate, vem há meses, mas, todavia agora, e até onde tem que chegar a tesoura, em um momento, em que a recuperação económica é muito frágil. "Não era necessário concentrar-se tanto o ajuste no gasto. Isso era una opção. Eu poderia estar em geral de acordo com isso.
Mas é tanto uma decisão política como uma necessidade económica", escreveu no mesmo dia Martin Wolf, legendário comentarista do Financial Times e nada suspeitos de ser de esquerda.

.


;
CONSELHO DA CIDADE DE TERESÓPOLIS DISCUTE...

População compareceu ao encontro na PMT!

Em reunião extraordinária realizada na noite da última quarta-feira, 20 de outubro, o Secretário Municipal de Planejamento e Projetos Especiais, José Alexandre Almeida (FOTO/C), se apresentou aos conselheiros como o novo Presidente do Conselho Municipal da Cidade e Desenvolvimento Sustentável de Teresópolis. Desde o início de setembro, José Alexandre assumiu interinamente a Secretaria ficando integralmente, à frente da Pasta no dia 23 de setembro. Participou da mesa, o Secretário de Governo Rogério Lippe, representando todos os secretários presentes.
Na ocasião, José Alexandre aproveitou para falar sobre a reestruturação da Secretaria de Planejamento e da necessidade de criação do Núcleo de Projetos, onde uma equipe especializada já trabalha exclusivamente, na elaboração de projetos que auxiliarão na captação de recursos externos para o município. Oferecendo uma secretaria em condições de atender e acelerar o processo de realização das demandas da cidade. “A partir de agora, a Secretaria de Planejamento também ficará focada nos projetos estratégicos do governo municipal, como as obras do PAC 2, que contemplarão a periferia do município, bairros que necessitam de mais intervenções em saneamento básico, habitação, pavimentação, creches, unidades básicas de saúde, quadras cobertas, praças e equipamentos culturais e esportivos. A Prefeitura já tem cadastrados cerca de R$ 150 milhões em projetos para o PAC 2 para 2011 e 2012.
O anúncio dos recursos que serão liberados para Teresópolis deverá acontecer até o final de novembro”, explicou o Secretário. Para ele, as reuniões têm importância fundamental no progresso de Teresópolis. “Aqui apresentamos propostas, organizamos a agenda e ouvimos a sociedade. Essa é a proposta do conselho: realizar uma reunião onde o poder público pode apresentar todo o planejamento do governo, com a sociedade participando efetivamente desse processo de evolução da cidade”, afirmou José Alexandre.
Com grande participação popular, a pauta mais discutida durante a reunião ficou centralizada nas obras urbanísticas do projeto de revitalização da Avenida Lúcio Meira. Com a finalidade básica de melhorar o fluxo de veículos e proteger o pedestre, as premissas do projeto de revitalização são a promoção da acessibilidade, a ordenação do trânsito, a segurança pública e o turismo, além da introdução de novos equipamentos urbanos e a melhoraria estética da localidade.
.

.

;

ACIAT PROMOVE I SEMINÁRIO SOBRE SEGURANÇA PATRIMONIAL
Minimizar ações criminosas a casas, apartamentos, condomínios e lojas em Teresópolis!

Visando minimizar ações criminosas a casas, apartamentos, condomínios e lojas, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública, realizou na manhã desta quarta-feira, 20, no auditório da Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), o I Seminário de Segurança Patrimonial. O projeto, dividido em duas etapas, foi desenvolvido pelo GGI-M (Gabinete de Gestão Integrada Municipal), em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Pública e do 30º Batalhão da Polícia Militar, e conta com o apoio da Aciat, presidida pelo empresário Henrique Carregal.
Em sua primeira fase, o evento teve a participação do Secretário Municipal de Segurança Pública, Laet Moutinho, que deu início à apresentação do seminário, e do Comandante do 30º Batalhão da Polícia Militar, Ten. Cel. Mafia, que palestrou sobre medidas de prevenção. O encontro contou ainda com as presenças da Secretária dos Direitos da Mulher, Norma Sueli, do Secretário Executivo do GGI-M, Major Leonardo Maia, além de síndicos e representantes de instituições.
A segunda etapa do I Seminário de Segurança Patrimonial acontece dias 8 e 9 de novembro, às 9h, no Hotel Higino e é aberto a toda a população.

;;

.;.

;

RIO FICA SEM CARDEAL PELA PRIMEIRA VEZ!

1. O Papa nomeou os 24 novos Cardeais da Igreja Católica. A surpresa ficou para o fato de Dom Orani não ter sido nomeado Cardeal. É a primeira vez, em décadas, que o Rio ficará sem um Cardeal como Arcebispo. O Rio de Janeiro foi a primeira sede cardinalícia da América Latina. Uns atribuem o fato aos "problemas" que tem acontecido no seio da Arquidiocese. Mas, o fato é que o Vaticano, com este ato, reafirma a autoridade de Dom Eusébio como Cardeal ainda ativo na eleição papal.
O Papa ainda nomeou um novo Cardeal brasileiro, o Arcebispo de Aparecida do Norte, Dom Raimundo Damasceno.
2. (AFP, 20) A designação de 24 novos cardeais pelo Papa Bento XVI dá continuidade ao velho equilíbrio regional no seio da Igreja Católica, com o predomínio dos europeus, sobretudo italianos, e um reconhecimento à África. Na lista dos novos 'ministros' da Igreja figuram ainda dois sul-americanos: um brasileiro, e um equatoriano. Mesmo assim, predominam religiosos oriundos do velho continente: dos 24 apontados por Bento XVI, 15 são europeus, sendo 10 italianos, dois alemães, um suíço, um polonês e um espanhol. Outros dois são americanos, um é do Sri Lanka e quatro são da África, continente que o Papa elegeu como uma das prioridades de seu pontificado, iniciado em 2005.

; ; ; ,

/

AMIL: NA MIRA DO PRESIDENTE DA CÂMARA DE TERESÓPOLIS!

A última semana no Legislativo Municipal o Presidente da Câmara, Dr. Habib, deu entrada em um requerimento com os seguintes questionamentos ao Executivo Municipal: quantos médicos existem conveniados a Amil de Teresópolis; quais são as especialidades médicas disponíveis e quais motivos e causas impedem a Amil de Teresópolis aumentar o número de conveniados em diversas especialidades. Este pedido de informação foi motivado pelas muitas queixas de usuários sobre despesas extras para realizarem exames, informou o presidente do legislativo de Teresópolis.
Outro assunto que também está incomodando as pessoas é quanto a funcionários municipais estarem recadastrando imóveis para efeito de lançamento de IPTU. Dr. Habib fez uma moção de apelo ao Executivo para que não faça essa ação por achar que o momento é inoportuno para este recadastramento por estarmos perto das festas de fim de ano onde os gastos são maiores e também em janeiro há gastos com IPVA, material escolar, uniformes, entre outros.
Quanto as moções aprovadas, Dr. Habib apresentou ao Executivo o pedido para realização de uma semana de promoção e divulgação de fisioterapia e reabilitação social; solicitou à Feso a viabilidade da carreira da disciplina de otorrinolaringologia colocar em prática um número considerável de cirurgias de amígdalas à disposição da população carente da cidade; solicitou ainda que seja feita a implantação do curso de pós graduação ou residência médica na especialidade de saúde da família.



/

;

CRESCIMENTO EXPONENCIAL DO CONSUMO DE CRACK NO RIO EM 2009 E 2010!

G1, 20) Uma pesquisa inédita da Fundação Oswaldo Cruz mostra que o consumo do crack vem aumentando muito mais do que outras drogas no Rio de Janeiro. Na Glória, Zona Sul do Rio, usuários de crack consomem a droga livremente. Por volta de 10h30, um grupo consome crack à vontade no Largo da Glória.2. A pesquisa feita pela Fundação Oswaldo Cruz revela que em apenas dois anos o número de usuários de outras drogas que passaram a consumir o crack cresceu seis vezes. O crack é uma droga de baixo custo, e fácil de ser comprada. E o que ela tem de barato, ela tem de devastadora. O estudo foi coordenado pelo pesquisador Francisco Bastos, especialista em Aids e drogas. Ele confirma que, além de devastador, o crack tem outro grave efeito colateral: crianças e adolescentes entram cada vez mais no mundo das drogas pesadas. “Do ponto de vista da saúde pública, eu acho que esse seja talvez o desafio maior. Porque ao pegar pessoas muitos jovens, essas pessoas não chegaram nem a se inserir na sua vida social”, afirmou o pesquisador