;

Novidade do Orçamento Participativo em Teresópolis, a Plenária Temática de Juventude abre o ciclo do OP 2010. O evento acontece nesta quarta, 23, às 18h, no Teatro Municipal, localizado no 2° piso da Prefeitura (Avenida Feliciano Sodré, 675 – Várzea). O objetivo é mobilizar todos os jovens da cidade, especialmente estudantes e os envolvidos em organizações e movimentos sociais. Durante o encontro, os participantes vão aprofundar os debates sobre políticas públicas voltadas para os jovens. A ideia é que eles proponham ações prioritárias, focadas neste importante segmento da população. A Prefeitura atuará como porta voz das questões que não forem de sua responsabilidade direta.
.

Uma boa notícia para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Teresópolis: a expectativa é que até o final do mês de julho seja inaugurado o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) exclusivo. A unidade, com dez leitos, se encontra em fase final de montagem no Hospital São José (HSJ), no Alto. Até agora, o único CTI do hospital, também com dez leitos, atende a pacientes das redes pública e particular de saúde. A iniciativa é fruto de parceria com a Prefeitura de Teresópolis, o Governo do Estado e a União. Com um investimento aproximado de R$ 600 mil, a unidade receberá equipamentos e leitos especiais da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde.

JORNALISTA DIPLOMADO TEM RESPONSABILIDADE COM O QUE ESCREVE OU SEJA: COM A ÉTICA!
Veja por que o diploma é fundamental
Hierarquizar as fontes de informação é fundamental na atividade jornalística. Cabe ao profissional diplomado, apoiado em critérios de bom senso, determinar o grau de confiabilidade de suas fontes e que uso fazer das informações que lhe passam. Podemos enumerar quatro tipos de fontes. As informações obtidas de cada uma delas exigem procedimentos diferentes antes da preparação do texto final. São elas:
a) Fonte tipo zero - Escrita e com tradição de exatidão, ou gravada sem deixar margem a dúvida: enciclopédias renomadas, documentos emitidos por instituição com credibilidade, videoteipes. Em geral, a fonte de tipo zero prescinde de cruzamento. Para não repetir erros já publicados, evite ter um periódico do tipo jornal ou revista como única fonte para uma informação.
b) Fonte tipo 1 - É a mais confiável nos casos em que a fonte é uma pessoa. A fonte de tipo um tem histórico de confiabilidade às informações que passa sempre se mostram corretas. Fala com conhecimento de causa, está muito próxima do fato que relata e não tem interesses imediatos na sua divulgação. Embora o cruzamento de informação seja sempre recomendável, As informações vindas de uma fonte tipo um devem ser publicadas sem checagem com outra fonte.
c) Fonte tipo 2 - Tem todos os atributos da fonte tipo1, menos o histórico de confiabilidade. Toda informação de fonte dois deve ser cruzada com pelo menos mais uma fonte (do tipo um ou dois), antes de publicada.
d) Fonte tipo 3 - A de menor confiabilidade. É bem-informada, mas tem interesses (políticos, econômicos etc.) que tornam suas informações nitidamente menos confiáveis. Há dois caminhos para a informação de fonte tipo três: funcionar como simples ponto de partida para o trabalho jornalístico ou, na impossibilidade de cruzamento com outras fontes, ser publicada em coluna de bastidores, com a indicação explícita de que ainda se trata de rumor, informação não-confirmada.
A classificação de uma fonte varia com as circunstâncias políticas, o relacionamento pessoal da fonte com o jornalista, a atitude dela em relação ao veículo que o profissional representa.
Portanto, o jornalista que passou 4 anos num banco de universidade para obter seu registro profissional tem em mente que a hierarquização de fontes não é uma camisa-de-força. A fonte 1 não é um oráculo indesmentível e a fonte 3 pode trazer informações valiosas para o leitor. Mesmo uma boa fonte zero pode conter erro de informação.
Você leitor ao assistir ou ler um noticiário que não tenha um jornalista com registro profissional está obtendo um produto de segunda categoria, ou seja: um produto genérico.
.
FUN FEST DO GOVERNO DE TERESÓPOLIS LEVA MULTIDÃO A PRAÇA GOVERNADOR PORTELA!O governo de Teresópolis acertou em cheio em oferecer um local determinado para que os torcedores pudessem assistir aos jogos da Copa e curtir também um show a cada partida, com toda a estrutura necessária. O espaço reservado ao lado da prefeitura, que antes só servia como estacionamento, agora vem sendo aproveitado de maneira muito inteligente no governo do prefeito
Jorge Mário e, se notabilizando como local de grandes espetáculos, como o recente ¨Lapa Sobe Serra¨ e o Festival de Forró que trouxe a cidade o famoso grupo Falamansa. Isto sem falar, em eventos religiosos de todas as tendências, o que mostra o caráter democrático do executivo deste município.
.
RELAÇÃO ¨PARTIDOS/SENADORES¨ QUE VOTARAM CONTRA A PERMANÊNCIA DOS ROYALTIES DO PETRÓLEO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
PMDB: partido do Governador CABRAL e do candidato ao Senado JORGE PICCIANI, 6 (seis) Senadores VOTARAM CONTRA os royalties ficarem no Rio de Janeiro.
DEM: 11(onze) Senadores VOTARAM CONTRA os royalties ficarem no Rio de Janeiro.
PSDB: partido do candidato à presidência José Serra, 13(treze) Senadores VOTARAM CONTRA os royalties ficarem no Rio de Janeiro.
PDT: partido presidido por Carlos Lupi - Ministro do Trabalho, 3(três) senadores VOTARAM CONTRA os royalties ficarem no Rio de Janeiro
PTB: partido presidido por Roberto Jéferson - ex-deputado do Rio de Janeiro, 2 (dois) senadores VOTARAM CONTRA os royalties ficarem no Estado do Rio de Janeiro.
PR: partido do candidato Garotinho, 3 (três) senadores VOTARAM CONTRA os royalties ficarem no Rio de Janeiro.
PT: 1 (um) senador VOTOU CONTRA os royalties ficarem no Estado do Rio de Janeiro.
PSOL e PSC: 1 (um) senador de cada partido, VOTOU CONTRA os royalties ficarem no Rio de Janeiro.
PV: da candidata Marina, não votou.
PRB, PP E PSB: VOTARAM A FAVOR da permanência dos royalties no Estdo do Rio de Janeiro.
; .;
ACIAT DISCUTE PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO EM TERESÓPOLIS
Foi apresentado nesta quinta, 17, o PAS – Programa Alimentos Seguros, no auditório da ACIAT – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis. A iniciativa é da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), através do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), e conta com o apoio da Prefeitura Municipal. Esta é mais uma iniciativa dentro do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável – Teresópolis 2020, executado pelo Governo Jorge Mario e que visa, entre outras ações, criar um pólo gastronômico na cidade. As metas e diretrizes são definidas em conjunto entre Poder Público Municipal e sociedade organizada, dentro da política de geração de trabalho e renda e de fortalecimento das empresas e indústrias do município.
O PAS foi criado para ajudar os ambulantes e empresários de empresas que produzem ou comercializam alimentos – como restaurantes, lanchonetes, bares, padarias e mercados - a oferecer alimentação segura e evitar perdas devidas, principalmente, às dificuldades de armazenamento. Além disso, o Programa orienta como atender à legislação específica para o setor e, sobretudo, oferecer aos clientes alimentos livres de contaminação. Os participantes do PAS são capacitados para as boas práticas, que abordam higiene pessoal e do local de trabalho, dos utensílios utilizados, armazenamento dos ingredientes utilizados nas preparações, qualidade dos produtos adquiridos de fornecedores e temperaturas adequadas.
;
PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE ESCOLAS É APROVADO!O líder do Governo de Teresópolis, vereador Cleyton Valentin (PT) apresentou aos demais vereadores, na última quinta-feira, projeto de Lei do executivo que vai reformar 40 escolas municipais. Em sessão extraordinária o projeto foi aprovado pela maioria após ser defendido por Cleyton Valentim em plenário.
;.
JOGADORES ARGENTINOS EM ALTA NA ITÁLIA
A direção da Inter de Milão está de olho em mais 2 argentinos da seleção de Maradona. São eles, Carlito Téves e Javier Mascherano. Dizem até que ambos, nos intervalos dos treinos, já estudam a língua italiana.
; . ..
CONVENÇÃO DO PSC ESCOLHE VAGUINHO CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUALNo último dia 13/06/2010 aconteceu no Clube Municipal da Tijuca no Rio de Janeiro a convenção estadual do PSC com a participação de figuras ilustres no cenário estadual e federal.
O Governador Sérgio Cabral, o Deputado Estadual Jorge Picciani, o Secretário Estadual de Trabalho e Emprego Ronald Ázzaro, os Deputados Federais Hugo Leal, Felipe Pereira e Deley (PSC-Rio de Janeiro), dentre outros do cenário político do interior e capital, prestigiaram os convencionais. O PSC, que vem apresentando um dos maiores crescimentos entre todos os partidos políticos, efetivou a inscrição de candidatos que representarão uma vaga para diversos cargos eletivos no estado e em Brasília. Com isso, o vereador Waguinho (PSC – Teresópolis) consolidou uma vaga, dentre quase 150 candidatos e reconhecidamente tomou posse de sua inscrição e número.
Grandes nomes concorreram, mas, o partido em sua convenção teve que optar. Certamente, o Partido optou por quem está apresentando as condições necessárias de concorrer e, futuramente representá-lo com determinação e seriedade em todos os níveis do cenário político estadual e federal e ai inclui-se o vereador de Teresópolis.
O vereador Waguinho (foto) se reuniu na segunda-feira dia 14/06 em Petrópolis com autoridades da Igreja Católica e políticos, em almoço de confraternização e comemoração ao ¨Dom da Vida¨ do Deputado Federal Hugo Leal.
.
COLÔNIA PORTUGUESA É HOMENAGEADA PELA CÂMARA MUNICIPALNa última sessão do Legislativo, o vereador Dr. Habib Tauk fez uma homenagem à colônia portuguesa pela passagem da Semana da Raça que é uma data muito importante para Portugal. Ele entregou votos de congratulações à Casa de Portugal, ao Consulado Português no Rio de Janeiro e à Colônia Portuguesa que se instalou em Teresópolis e ajudou a dar origem a nossa cidade. Representando o povo português, estiveram presentes o Diretor Social da Casa de Portugal Manuel Pinto e a responsável pelo Rancho Folclórico da Casa, Rosa Tavares. Acompanhados de um casal com trajes típicos portugueses foram bastante aplaudidos.
.
APROVADO ADCIONAL DE PERICULOSIDADDE PARA MOTO BOYS
As atividades de moto taxista, moto boy e moto-frete, em entrega de mercadorias e em serviço comunitário de rua, poderão passar a ser enquadradas como perigosas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), proporcionando, assim, aos profissionais desses setores, o direito a adicional de periculosidade. A determinação está prevista em substitutivo aprovado nesta quarta-feira (9/6) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que seque agora para análise da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em decisão terminativa.
Atualmente, pelo artigo 193 da CLT, somente são consideradas atividades ou operações perigosas àquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem o contato permanente com inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado.
.
DRA. CLAUDIA NA TORCIDA!
Nesta Copa, a suplente Dra. Claudia Lauand deve estar em outra torcida. A torcida para que o vereador Arlei aceite ser o novo secretário municipal de Serviços Públicos de Teresópolis. Só assim, ela voltaria a ser vereadora ainda nesta legislatura.
. .
Até a Segunda Guerra Mundial, o chiclete era feito de uma substância chamada chicle, misturada com sabores. Chicle é o látex do sapotizeiro (árvore nativa da América Central). Em outras palavras, o chicle é uma forma de borracha. Exatamente como tiras de borracha, que não dissolvem quando você as mastiga, o chicle também não dissolve. O chicle é bem mais macio do que tiras de borracha e ficam mais macios quando é aquecido na boca.
Depois da Segunda Guerra Mundial, os químicos aprenderam a fazer bases de goma artificial para substituir o chicle e foi com o fabricante Thomas Adams que tudo começou. Estas bases de goma são essencialmente borrachas sintéticas que têm o mesmo perfil de temperatura do chicle.
As bases de goma (tanto natural como artificial) são misturadas com açúcar e outros temperos para fazer a goma de mascar. Quando você masca, a borracha solta estes temperos na boca.