quinta-feira, 8 de abril de 2010

SE A CRÍTICA NÃO DEU VOCÊ NÃO LEU!

.
.
.
,
Exclusivo
¨DIÁLOGO COM A SOCIEDADE¨ TRAZ A TERESÓPOLIS OLÍVIO DUTRA

O PT de Teresópolis iniciou na quarta-feira passada, o projeto Diálogo com a Sociedade. O objetivo é trazer a cada mês, um ¨notável ¨ a esta cidade para realizar palestras sobre os mais variados temas.
Segundo, a secretária do governo de Teresópolis, Denise Lobato, estas palestras não são restritas apenas aos militantes do PT, mas sim, a toda a sociedade teresopolitana. É, na verdade, uma oportunidade ímpar de Teresópolis conhecer a opinião de personalidades das mais variadas áreas, relatando temas de relevância nacional que queiram ou não, interferem no dia a dia da população, garantiu a secretária do Orçamento Participativo do município ao Blog A Crítica.
O primeiro convidado a vir a Teresópolis foi o ex-ministro das Cidades, Olívio Dutra, que levou centenas de pessoas ao auditório do Ceac, na Praça Santa Tereza.
Olívio que foi prefeito de Porto Alegre e governador do Rio Grande do Sul focou seu raciocínio no Orçamento Participativo. Destacou a importância deste instrumento para o crescimento da participação popular, assim como, fator decisivo no desenvolvimento da cidadania. O palestrante também salientou a franqueza que os governantes precisam ter com a população. Outro fator importante, segundo ele, é que o bem coletivo sempre deve prevalecer sobre o interesse individual. E, são nas conferências do Orçamento Participativo que as comunidades têm a oportunidade de discutir e, por conseguinte, convencer os governantes quais são as prioridades de investimentos do setor público, ou melhor: onde os recursos dos tributos arrecadados devem e precisam ser aplicados, para o bem estar da coletividade. Outro ponto positivo do Orçamento Participativo destacado por Olívio Dutra é no tocante a prática nefasta do clientelismo político, ou seja, o OP inibe de certa forma a realização de favores pessoais dos maus parlamentares, principalmente em períodos eleitorais. Finalizando, o ex-ministro do governo Lula disse não ser fácil transformar o que vem sendo praticados por décadas, mas que a mudança deve ser exercitada diariamente por todos, para que tenhamos uma sociedade mais justa, honesta e democrática. Ao final, Olívio Dutra foi presenteado com uma cesta artesanal produzida por mulheres participantes do projeto social, Economia Solidária, implantado pelo governo de Teresópolis.
Na ocasião, O prefeito Jorge Mário destacou a importância da presença de Olívio Dutra em Teresópolis e disse que o ex-ministro é uma referência de homem público a ser copiada por todos os governantes deste país.
O presidente do PT, Ary Moraes, disse que a prática do Orçamento Participativo nasceu com Olívio Dutra na prefeitura de Porto Alegre e que no estado do Rio de Janeiro, Teresópolis é o primeiro município a oferecer a sociedade, o exercício desta prática, ou seja, do povo opinar democraticamente onde o dinheiro público deve ser aplicado para o bem comum.


.
.
.
HOSPITAL SÃO JOSÉ: TUDO PELA VIDA.
No Dia Mundial da Saúde, comemorado na segunda-feira passada, o Hospital São José de Teresópolis realizou durante todo o dia, na Praça de Santa Teresa, atendimento gratuito para toda a população. Na ocasião, profissionais da saúde realizaram testes de glicose, aferição de pressão arterial, orientação nutricional e postural, dicas de higiene, sessões de shiatsu e massoterapia, entre outros. Também, foram distribuídos folhetos explicativos sobre os cuidados preventivos a serem tomados contra a gripe Influenza H1N1, assim como o calendário de vacinação.
A iniciativa do Hospital São José contou com o apoio da Prefeitura de Teresópolis e da Associação Congregação de Santa Catarina.


;
.
COPA DO MUNDO TERÁ PARTIDAS TRANSMITIDAS NA TECNOLOGIA 3 D
A Fifa anunciou uma novidade para as transmissões da Copa do Mundo da África do Sul. 25 partidas do torneio serão transmitidas em 3-D. Os três jogos da seleção brasileira da primeira fase – contra Coréia do Norte, Costa do Marfim e Portugal – serão transmitidos em 3-D. Ao todo, 15 jogos da primeira fase do torneio sul-africano serão disponibilizados nesse novo formato. Para que tal tipo de imagem esteja disponível para os telespectadores de todo o mundo, sete pares de câmeras especiais estarão nos estádios das partidas escolhidas.