segunda-feira, 2 de agosto de 2010

SE A CRÍTICA NÃO DEU VOCÊ NÃO LEU!

.

. .
CANDIDATURA DE FARIA DERRAPA NO ¨FICHA LIMPA¨!
Agora Faria pode ficar afastado de eleição até 2018

O Ministério Público Eleitoral deu parecer contrário ao registro da candidatura de José Carlos Faria (PDT), a deputado federal. Agora, o caso vai a julgamento no TRE, dentro de alguns dias.
Já um advogado especialista em legislação eleitoral, consultado por este Blog, disse ser uma tarefa quase impossível reverter este parecer do MPE. Na ação, José Carlos Faria responde por: abuso de poder econômico.

O Tribunal de Contas do Estado - TCE - já havia desaprovado a prestação de contas de Faria quando ele fora presidente da Câmara Municipal de Teresópolis, tornando-o inelegível até 2014.

José Carlos Faria foi o último colocado na última eleição a prefeito em Teresópolis. As vésperas do pleito municipal de 2008, Faria que era o candidato da Situação apoiado pelo ex-prefeito Roberto Petto, perdeu também a presidência da CERTEF, após uma intervenção judicial com o apoio da polícia civil. A empresa, que fornecia energia elétrica para o Interior de Teresópolis teve as portas lacradas, apontada como detentora de uma dívida financeira junto a Ampla.

Veja a decisão do MPE:
14/07/2010 19:58
Interposto Impugnação (Protocolo: 58.409/2010 de 13/07/2010 17:19:25). MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL

Decisão Plenária no TRE
decisao em 04/08/2010
POR UNANIMIDADE, JULGOU-SE PROCEDENTE A IMPUGNAÇÃO PARA INDEFERIR O REGISTRO DE CANDIDATURA, NOS TERMOS DO VOTO DO RELATOR. PUBLICADO EM SESSÃO.

; . . ;
.

HOSPITAL SÃO JOSÉ INAUGURA UTI VOLTADA PARA O SUS
Prefeito diz: além de salvar vidas estamos também dando empregos!


Na presença do prefeito de Teresópolis Jorge Mário, dos secretários municipal e estadual de Saúde, Maurílio Schiavo e Sérgio Cortes, a direção do Hospital São José inaugurou a Unidade de Terapia Intensiva com 10 leitos destinados unicamente, a pacientes do Sistema Único de Saúde.
A solenidade que aconteceu na tarde desta segunda-feira (2) contou ainda, com a presença do presidente do Legislativo, vereador Dr. Habib, dos secretários do Governo de Teresópolis, do padre Mário e demais convidados.
Na ocasião, o prefeito Jorge Mário disse que mais um compromisso de campanha estava sendo realizando naquele momento. Salientou que hoje, Teresópolis conta com diversas frentes de serviços de Saúde e enumerou a UPA, a Beneficência Portuguesa, o HCT, Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima e agora o Hospital São José, deixando escapar que outros estão por vir. Afirmou, que só na área da Saúde foram criados de 2009 para cá, 240 novos empregos diretos e detalhe: empregando só moradores de Teresópolis.
O secretário estadual de Saúde centrou seu discurso enaltecendo duas qualidades da personalidade do prefeito de Teresópolis: a perseverança e o espírito conciliatório. Sergio Cortes confidenciou que Jorge Mário o procurou logo após a sua posse para pedir ajuda para os problemas da Saúde no município. Mesmo recebendo a promessa de investimentos no setor, segundo Cortes, o prefeito parecia não ter tempo para esperar e por diversas vezes foi ao governador Sérgio Cabral pedir pressa nas ações sociais voltadas para o município. E, atribuiu diretamente a esta qualidade do prefeito Jorge Mário as realizações que vem sendo executadas pelo governo do Estado em Teresópolis. Outra qualidade destacada por Sérgio Cortes, em relação ao prefeito de Teresópolis, é o espírito conciliador do chefe do executivo. ¨Em pouco tempo o prefeito de Teresópolis costurou uma aliança sólida e sincera entre o governo municipal, estadual e federal, com um objetivo nobre: de trazer benefícios sociais para a população de Teresópolis¨, finalizou Cortes que ainda acenou para a possibilidade de termos aqui, uma Unidade de Tratamento Intensivo para recém nascidos - UTI Neonatal - . Hoje, a criança que nasce em Teresópolis e precisa deste tipo de procedimento precisa ser levada para outra cidade.
Pelo Hospital São José, o diretor executivo Nélisson do Espírito Santo afirmou que com a inauguração de hoje, a cidade de Teresópolis diminuiu a demanda por leito hospitalar e que o tratamento a ser dado aos pacientes do SUS terá a mesma excelência de serviço destinada ao setor particular. Concluiu esta mesma linha de raciocínio em sua fala, a diretora Geral do Hospital, irmã Clédia Zorzal. O diretor técnico do Hospital São José, Robson Sobreira, ratificou o mesmo pensamento ao Blog A Crítica.

A solenidade foi encerrada com a apresentação do Coral do H.S.J.


;
.

REFLEXÃO

AUSÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS ALIMENTA A VIOLÊNCIA!

O Mapa da Violência 2010, um amplo estudo elaborado nacional com base nos registros de óbitos do Ministério da Saúde entre os anos de 2003 e 2007, revela que apenas 17 municípios fluminenses estão abaixo do índice de 10 homicídios por 100 mil habitantes – acima desse limite a Organização Mundial de Saúde (OMS), órgão vinculado às Nações Unidas, denomina as localidades avaliadas como “zonas endêmicas de violência”. Em alguns casos, a proporção é de alarmantes 88,9 assassinatos por 100 mil habitantes, caso de Itaguaí, na Baixada Fluminense, em primeiro lugar no ranking. Na Região Serrana, o município com maior índice de homicídios é Nova Friburgo, com 38,6 por 100 mil. Petrópolis e Teresópolis estão no limite, com índices de 10,5 e 10,2, respectivamente.
Os motivos para esse ambiente de insegurança são claros, na análise de Cesar Maia. “A falta de infraestrutura urbana, a ausência de políticas habitacionais e de saúde, esporte e educação, mais uma rede de serviços públicos precária formam o conjunto de fatores que estão na raiz do problema da violência urbana”, explicou o economista e ex-prefeito, que apontou o tráfico e o consumo de drogas como combustíveis para esse grave problema. Mas o que fazer para reduzir a violência? E como evitar que crianças e jovens sejam atraídos pelo tráfico? Na capital, enquanto prefeito, Cesar Maia incorporou um conjunto de políticas na área de esportes e lazer como resposta à ameaça das drogas e à violência urbana. Essas ações – que tiveram como ponto culminante a realização dos Jogos Pan e Parapan-Americanos Rio 2007 – transformaram a vida da parcela mais jovem da população carioca, em especial nas regiões menos favorecidas da cidade, como Zona Norte, Centro e Zona Oeste. A principal ação foi reforçar a prática esportiva no cotidiano de crianças e jovens, começando pelas escolas: os prédios passaram por uma reformulação geral em sua estrutura física, ganhando espaços de lazer e quadras poliesportivas. Além disso, foram construídas oito vilas olímpicas nas áreas mais carentes, cada uma com piscinas semi-olímpicas, pista de atletismo, quadras esportivas, parque infantil e ainda iluminação pública e urbanização. Esses espaços incluem também áreas de convivência e lazer para todas as idades (churrasqueiras, lanchonete, auditório, salão de eventos), transformando as vilas olímpicas em verdadeiros clubes comunitários. “As Vilas Olímpicas foram recebidas com grande alegria pelas comunidades, que até hoje tratam esses equipamentos com muito carinho”, relembra Cesar Maia. Foi uma aposta no futuro que gerou até frutos olímpicos, como a velocista Rosângela Oliveira: descoberta aos 16 anos pelos professores da Vila Olímpica Mestre André, em Padre Miguel, já aos 17 a atleta era selecionada para a equipe brasileira que disputou os Jogos Pan-Americanos Rio 2007. A competição, aliás, foi responsável por um salto de qualidade nos equipamentos esportivos do Rio de Janeiro, além de confirmar a cidade, e mesmo o Brasil, como capazes de realizar grandes eventos. O empenho da administração Cesar Maia deixou um legado que foi determinante, em 2009, para que o Comitê Olímpico Internacional (COI) escolhesse a cidade do Rio como sede das Olimpíadas de 2016.
Agora, os municípos do estado podem ser duas vezes beneficiados com os projetos alavancados por Cesar Maia. Por um lado, com a proposta de expansão das Vilas Olímpicas que o candidato ao Senado defende para todo o estado do Rio, beneficiando em especial regiões com os mais altos índices de violência e pobreza. Por outro, com os investimentos que serão necessários para preparar o Rio para os Jogos Olímpicos, e que certamente trarão empregos e oportunidades de negócios para os micro e pequenos empresários da região. Não à flexibilização das drogas Cesar Maia, no entanto, ressalta que o combate à violência não passa em absoluto pela descriminalização do consumo de drogas. Ele explica que, no Brasil, o tráfico atua no varejo, onde estão os pontos de venda. “Com a capilaridade existente, descriminalizar quantidades pequenas vai produzir três efeitos: multiplicar o número de menores, os chamados “aviões”, fazendo a entrega; aumentar o consumo nos pontos de venda; e aumentar o grau de pureza e potência das drogas”, enumera. A multiplicação dos “aviões” levará ainda ao aumento da evasão escolar. Além disso, a discussão em torno da descriminalização do consumo acontece, segundo Maia, na contramão do cenário mundial. Um exemplo é a Holanda, que permite a venda e o uso de drogas, mas já está revendo a atual legislação para reduzir o volume permitido e identificar os usuários. Outro aspecto é a expansão do crack, droga incompatível com o consumo social. Cesar Maia alerta que, nesse caso, poder vender pequenas quantidades sem risco será o deleite dos viciadores, ampliando o mercado de quem vende e dificultando a repressão. Outro agravante é que boa parte da droga consumida é traficada pelos próprios consumidores para financiar o vício, iniciando um ciclo que quase sempre termina em morte


.
.

CANDIDATOS DESOBEDECEM A JUSTIÇA ELEITORAL EM TERESÓPOLIS
Numa operação da Justiça Eleitoral de Teresópolis alguns candidatos tiveram, nesta sexta-feira (6), suas placas de propaganda retiradas das ruas por estarem, segundo a Justiça Eleitoral, em desacordo com as normas eleitorais. A PM foi chamada para dar apoio à operação.
As propagandas irregulares foram levadas para o depósito do Estado, no bairro da Vidigueira.


,
HORÁRIOS DE ÔNIBUS NO CORTA VENTO VOLTOU A SER COMO ANTES!
A partir desta terça, 3 de agosto, a linha de ônibus Corta Vento-Três Córregos volta a cumprir o horário antigo. O horário havia sido alterado desde o dia 17 de julho por conta da extensão da linha até a localidade de Pessegueiros, no 2º Distrito. A decisão foi anunciada em encontro realizado no último sábado, 31, que reuniu representantes da Prefeitura, da Viação Dedo de Deus, da Federação das Associações de Moradores e Entidades Associativas de Teresópolis (Fameat), da Associação de moradores do Corta Vento e a comunidade. “Por determinação do Prefeito Jorge Mario está sendo elaborada uma comissão do governo para analisar qualquer solicitação de alteração de linhas e horários. A medida está sendo regulamentada e será informada em breve à população”, disse José Alexandre, secretário de Governo de Teresópolis.


;
; ;
ENCONTRO VAI DISCUTIR A SITUAÇÃO DA MULHER EM TERESÓPOLIS!
O governo de Teresópolis, realiza nesta sexta, 6 de agosto, o Seminário Municipal dos Profissionais de Segurança Pública para o Enfrentamento da Violência contra a Mulher – Estratégias de Ação. Promovido em comemoração ao quarto aniversário da Lei Maria da Penha (Lei Federal 11.340/06), celebrado no dia 7 de agosto, o evento acontecerá das 8h30 às 16h no salão nobre da Casa de Portugal (Avenida Lúcio Meira, 850 – Várzea). Oficinas, debates, depoimentos e exibição de vídeos de sensibilização fazem parte da programação.



.
TERESÓPOLIS É O CAMPEÃO GERAL DOS JOGOS DE INVERNO 2010
Pelo segundo ano consecutivo, Teresópolis se consagrou como o grande campeão geral dos Jogos de Inverno 2010, totalizando 444 pontos. As finais foram realizadas no último final de semana. Resgatados em 2009 pelo Governo Jorge Mario, depois de um intervalo de 20 anos, os Jogos já têm o reconhecimento da Suderj (Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro) como uma importante competição no calendário esportivo estadual. Terceiro colocado em 2009, Cachoeiras de Macacu ficou em segundo lugar (147 pontos). Já Petrópolis, que foi vice-campeão no ano passado, ficou na terceira colocação (130 pontos), seguido por Macaé (120 pontos) e Araruama (99 pontos).





PREFEITO E SECRETÁRIOS VÃO A TIJUCA OUVIR POPULAÇÃO
A sétima edição do projeto ‘Prefeito nos Bairros’ será realizada no dia 7 de agosto, das 9h às 15h, na Escola Municipal Lino Oroña (Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 220 – Várzea). Serão atendidos os moradores de seis bairros: Várzea, Tijuca, Parque São Luiz, Jardim Pinheiros, Paineiras e Vila Muqui. Os atendimentos poderão ser agendados entre as próximas segunda, 2, e quinta, 5 de agosto, das 10h às 17h, em tenda montada na Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa.


.
FHC É VAIADO EM PARATY (RJ)

Meia hora antes da inauguração da Festa Literária de Paraty, um pequeno grupo de moradores da cidade chamou a atenção diante da Tenda dos Autores, onde se realizam os principais debates do evento. Eles portavam cartazes e camisetas com frases de protesto à presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, escalado para a conferência de abertura da Flip.
..
;
;
.
;
DEBATE MORNO FEZ AUDIÊNCIA TROCAR DE CANAL
A média do debate entre os candidatos a presidência da república, segundo estimativa a partir de números prévios do Ibope, ficou em três pontos. No início do penúltimo bloco, a Band chegou a ficar em penúltimo lugar no ranking das TVs, com apenas um ponto. O pico foi às 22h56, com cinco pontos.