.

Tiragem: 5.000 exemplares!
..












.
“A questão energética e o projeto de Desenvolvimento Nacional”
Dentro da série - ¨Diálogos com a Sociedade¨- , um projeto do Partido dos Trabalhadores que objetiva criar um espaço de debate na sociedade de Teresopolis, versando sobre políticas públicas que ampliem a democracia e a justiça social, veio a Teresópolis o presidente da Petrobrás-Biocombustíveis, Miguel Rossetto. O gaúcho Rossetto foi ministro do Desenvolvimento Agrário do Governo Lula, vice-governador do Rio Grande do Sul e Deputado Federal.
Miguel Rosseto deu início afirmando estar muito satisfeito em vir a Teresópolis, e por conseguinte, encontrar aqui companheiros de Partido, tais como a secretária OP, Denise Lobato, Ary Moraes e outros tantos. Na ocasião, Rosseto disse o Brasil hoje, ocupa uma posição de vanguarda no cenário energético mundial. A política de energia praticada, a partir da chegada do PT ao Poder, garantiu a inclusão social daqueles que sempre viveram as margens dos avanços científicos, afirmou o presidente da Petro-Biocombustível, que ainda aceverou: direito a energia é antes de tudo, qualidade de vida!
Outra observação do palestrante focou as matrizes energéticas descobertas nas últimas décadas, carvão, petróleo e gás. Todas, comprovadamente, nocivas ao eco sistema e geradoras de desequilibro ambiental.
É neste contexto, que Roseto aponta o Brasil como um país detentor de um elenco de alternativas energéticas sustentáveis não encontrada em nenhum outro local do mundo, tais como: o etanol e o biodísel. Isto, agregado a políticas públicas, no caso a Agricultura Familiar que beneficia hoje, aproximadamente 60 mil famílias que trabalham nestas matérias primas destinadas ao abastecimento das quatro usinas da Petrobrás.
E, parece não ter dúvida em afirmar que em 2020, fruto da política de melhora das matrizes energéticas do governo federal, a nossa gasolina de hoje vai representar apenas 2 0% do consumo nas grandes cidades, o que possibilitará o Brasil a reduzir em até 40 % a sua poluição em todo o território nacional, concluiu Miguel Rosseto aos presentes no auditório do CEAC, na noite da última quarta-feira ( 21), na Praça Santa Tereza, Centro de Teresópolis. Também presente na mesa de debate, o chefe de gabinete de Rosseto, Robson Leite, chamou a atenção sobre a importância do fortalecimento da Petrobras e da necessidade do país fazer um amplo debate a respeito da destinação dos recursos oriundos da venda do petróleo. Educador popular voluntário há mais de 12 anos, Robson aproveitou a oportunidade para pontuar os avanços do governo Lula na área da educação.
* A próxima palestra será com Élvio Gaspar - diretor do BNDES - que vai discorrer sobre o tema ¨Estratégia de Desenvolvimento e Redução das Desigualdades no Brasil ¨. Marcada para acontecer no próximo dia 29/07, às 19 horas, no CEAC, na Praça Santa Tereza, no Centro de Teresópolis.
; . ; ;
EM BRVE: POSTO DE SAÚDE VOLTARÁ A FUNCIONAR!
Já tiveram início às obras de reconstrução do PAM da Barra Jolden de Souza Campos – Posto de Saúde do bairro que foi desativado em 2002. O objetivo é oferecer mais um posto de saúde para a população de Teresópolis, em especial aos moradores da Barra do Imbuí e arredores. A moção com este pedido foi apresentada em plenário no ano passado pelo vereador e presidente do Legislativo Dr. Habib que, como médico, prioriza a Saúde da população de forma diferenciada. Vale lembrar que quando foi Secretário de Saúde, Dr. Habib adquiriu o terreno da Hoescht, onde hoje funciona a Secretaria de Saúde, no Bairro da Tijuca.
.
LEITURA E FUTEBOL!
Fernando Savater escritor espanhol na abertura de seu artigo do El País (22)
"Certo dia alguém perguntou ao argentino Leo Messi (jogador do Barcelona) por suas preferências literárias e o pequeno grande homem respondeu: ' Uma vez quis ler um livro, mas na metade não pude mais'. Compreendo-o perfeitamente, e a mim passou o mesmo quando tentei ver na TV uma partida de futebol e fiquei na metade. Nem a confissão de Messi desfaz a necessidade de leitura, nem, claro, a minha de ver futebol."